O Comércio Exterior e as Redes Sociais

As empresas do Comércio Exterior precisam estar no ambiente digital! Na última quinta-feira nossa fundadora, Kauana Pacheco, participou do Papo Com Especialista do canal Comex Fácil.



Thiago (Comex Fácil) O que fez você criar a página "Comex Land" e de onde surgiu esta ideia?


Bom, eu sempre gostei de compartilhar meus conhecimentos no LinkedIn e também sempre gostei de ler as notícias para me atualizar e tentar vincular com a minha rotina.


Decidi criar uma página para que profissionais e estudantes pudessem entender o que está acontecendo no mundo e também conceitos da área de forma simples e completa.


A página cresceu muito, manteve seu propósito, e agora oferece serviços de marketing digital para empresas do Comex.



Thiago (Comex Fácil) - Com a chegada de redes-sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e etc), você acredita que o Comex ficou muito melhor disseminado e as pessoas têm respostas mais simples?


Com certeza, hoje em dia a informação está em todo lugar. Tudo está mais claro, mas também tudo está mais rápido e isso influencia diretamente nas operações também, não dá mais para falar:


“vou verificar o que aconteceu”

seu cliente já sabe o que aconteceu e quer que você tome uma ação!



Thiago (Comex Fácil) - O que te chama atenção na área e te faz ainda investir nisto?


O que mais me chama a atenção é a lacuna de mercado que existe e como algumas empresas ainda negligenciam o marketing, acham que não é importante, são muito tradicionais, como é a área.


Eu investi e invisto nisso, porque acredito que estar posicionado no meio digital é essencial nos dias de hoje. Por isso ajudo empresas tradicionais do comex a entrarem no meio digital, a serem vistas.


Thiago (Comex Fácil) - A criação da Marca x Kauana profissional, quais as

semelhanças e diferenças entre vocês?


A Comex Land atua como empresa, então tem o propósito de informar profissionais e estudantes do Comex.


A Kauana é uma pessoa que sabe a importância de manter uma boa marca pessoal para conquistar clientes.


Thiago (Comex Fácil) - Vale a pena entrar para a área ainda?


Com certeza! É muito difícil encontrar pessoas que dominem o comércio exterior e saibam produzir conteúdos dos mais variados tipos. Percebi que nos últimos tempos nasceram outras empresas e focaram em marketing para comex, e isso é muito bom! Existem muitas empresas que precisam de auxílio para se inserir no ambiente digital.


Thiago (Comex Fácil) - O que você acredita que este pessoal que está vindo com "sangue nos olhos" pode ensinar para quem é mais velha guarda igual a mim?


Sempre estar atento a novas tecnologias, novas tendências. Nunca se conformar onde você está, sempre ser criativo se questionar, Pois sabemos que no Comex 4.0 muitas profissões deixaram de existir para novas existirem. Portanto, é ideal sempre estar atualizado nas tendências.



Assista na íntegra:



35 visualizações0 comentário