QUANDO E POR QUE ESCOLHER UM AGENTE DE CARGAS?

Nas últimas semanas nós, da Comexland, temos escrito sobre o trabalho, os desafios e o mercado dos agentes de cargas (também conhecidos como freight forwarders, assim, quando você ouvir esse termo em algum lugar, já sabe do que se trata). No artigo de hoje preferimos voltar um pouco, explicar o que é essa função, quais são suas expertises e por que sua empresa deve contratar o serviço de um profissional do agenciamento internacional de cargas.

1- O que faz um agente de carga?

Os negócios internacionais são uma atividade complexa, eles envolvem muitas áreas diferentes (compradores, vendedores, logística, áreas operacionais, todas essas nacionais e estrangeiras), e os agentes de carga, portanto, são o centro dessa operação, o ponto de encontro de todos esses setores.

Para fazer uma mercadoria chegar ao destinatário é necessário definir como será o transporte tanto no país de origem quanto no destino, responder a todos os trâmites burocráticos exigidos pelos órgãos de fiscalização e controle, observar às regras e acordos internacionais, contratar um seguro, enfim, são muitos passos que exigem conhecimento e planejamento adequados.
O agente de cargas faz o gerenciamento e a coordenação de todas estas etapas buscando sempre otimizar o orçamento disponibilizado para a importação dentro dos objetivos do seu cliente. Portanto, o agente de cargas irá escolher o melhor meio de transporte (modal) e estudar a rota mais adequada para definir a melhor opção de frete. Um agente de cargas eficiente conta com uma ampla rede de contatos de fornecedores para diversos modais para atender da melhor forma à equação tempo/custo do transporte.

A profissão de agenciamento de carga existe e é muito parecida no mundo todo, definidos pela federação internacional da associação de agentes de cargas como “arquitetos do transporte”, com a responsabilidade de negociar cada etapa do transporte de cargas.


A principal responsabilidade desses agentes é levar sua carga de um ponto A para um ponto B, ou seja, movê-la da origem para o destino escolhido. Além disso, devem preparar e cuidar de todos os documentos necessários para o envio internacional. O agente deve avaliar os documentos prontos incluindo invoices e o Bill of Landing (BL).


Apesar dos outros documentos exigidos pelo país de destino onde a carga será entregue, ele deve também tê-los em formato eletrônico, pois são usados para limitar a quantidade de papel no processo. O agente de cargas internacional é responsável estabelecer a comunicação com os outros participantes do processo de logística internacional.

2- Qual a diferença do agente de carga para o despachante aduaneiro?


Ambos são serviços essenciais para que os processos internacionais sejam feitos corretamente e não acarretem atrasos, multas e custos logísticos fora do orçado. Durante todo o caminho da carga as duas funções são relacionadas e dependem do trabalho do outro. Além disso, é comum que empresas de desembaraço ofereçam serviços de agenciamento e vice-versa, provavelmente isso também ajude a causar as dúvidas sobre as funções desses profissionais.


Vamos lá, vamos primeiro explicar a função do despachante aduaneiro, já que acima já falamos um pouco das responsabilidades dos agentes.


O despachante aduaneiro é um prestador de serviços que recebe poderes, através de uma procuração ou contrato, para atuar em nome do cliente, importador ou exportador, no processo de desembaraço da mercadoria.


Ele irá atuar como representante do cliente frente a diversos órgãos que se fazem presentes durante a operação logística como a RFB, ANVISA, MAPA, Autoridade Portuária, INFRAERO, IBAMA e INMETRO. E ainda, bancos, portos e empresas de logística, dentre outros.


O agente de carga pode não receber poderes por procuração, porque é um prestador de serviços logísticos que desenvolve soluções personalizadas para os usuários do transporte de carga em qualquer modal (aéreo, marítimo ou terrestre).

Enquanto ele é responsável pelo conhecimento de embarque e, caso seja do seu interesse, por atuar como intermediário na emissão ou subcontratação de empresa terceira para emissão de licença de exportação ou outros documentos, o despachante aduaneiro vai representá-lo frente aos órgãos que realizam o desembaraço da mercadoria.

3- Quando escolher o serviço de agenciamento para o seu embarque internacional?


Empresas e industrias de grande porte podem ter um setor internacional montado dentro da própria empresa, com funcionários próprios, devido ao alto volume de embarques internacionais. De maneira que elas podem contratar profissionais com conhecimento em processos de comércio exterior que façam a função do agente de carga, negociem frete, façam documentação, cumpram solicitações de órgãos anuentes e façam o acompanhamento da carga da origem ao destino. Nesses casos, tais empresas têm força suficiente para conseguir negociar bons fretes e condições de embarque e podem conduzir sozinhas suas demandas.


Nós sabemos que grande parte das empresas que estão começando a importar ou exportar não tem como montar uma equipe destinada apenas as negociações internacionais e que muitas vezes gostariam de ter parceiros internacionais, mas não tem conhecimento ou tempo para criar essa rede de contatos.

Nesses casos, a melhor opção é encontrar um agente de carga que combine com o que a empresa precisa e espera, porque, assim como todas empresas, agentes de carga também tem foco específicos e maior conhecimento em determinadas operações, por exemplo: cargas projetos, determinados destinos e origens, cargas perigosas, cargas urgentes e a lista poderia seguir por muito tempo.


Com o serviço de um agente de carga todo o processo de importação e exportação se torna menos estressante. A contratação do serviço também pode auxiliar e detalhes do processo logístico que retiram muita pressão da companhia cujo core business não é cuidar dessas operações.


Sugerimos, como leitura complementar, o artigo abaixo, também da ComexLand que pode auxiliar na hora de escolher o melhor agente de carga para seu propósito:

https://www.comexland.com/post/agentes-de-carga-voc%C3%AAs-sabem-o-que-seus-clientes-esperam-receber-de-voc%C3%AAs

Bons negócios!


Artigo escrito por Veridiana Giffhorn Mayer

Veridiana tem mais de 8 anos de experiência em comércio exterior, é formada em Relações Internacionais e pós graduada em Negócios Internacionais. Trabalhou em diversos segmentos de exportação e escreve para a ComexLand sobre comércio exterior e relações internacionais.


Links úteis:

http://accamposcomex.com/blog/conheca-o-trabalho-do-agente-de-cargas/

https://www.konfere.com.br/blog/o-que-faz-um-agente-de-carga-internacional/

https://dclogisticsbrasil.com/voce-sabe-a-diferenca-entre-despachante-aduaneiro-e-agente-de-carga/

https://www.gruposerpa.com.br/agente-de-carga/