Qual o melhor modal para embarque internacional? Aéreo ou Marítimo?

Alguma vez você já se perguntou para fins de estudo ou de trabalho, como é definido o modal de transporte da carga? Atualmente, os dois principais modais escolhidos são aéreo ou marítimo, porém cada modal possui suas próprias características e errar a escolha do modal pode trazer grandes prejuízos para o embarque.

Para responder essa questão é necessário avaliar alguns fatores sobre a carga e sobre a mercadoria que será transportada. Os 3 fatores a serem analisados são: Mercadoria, tamanho e urgência.

1) MERCADORIA e risco

O primeiro passo para definir o modal de transporte é saber exatamente qual é a mercadoria que será embarcada.

Algumas mercadorias não são aconselháveis utilizar o transporte marítimo, como é o caso de cadernos, livros e blocos de notas que podem ficar umedecidos dentro do container, se não tiver outra forma eles devem estar muito bem embalados.

Já mercadorias de grande porte como um carro uma máquina muito pesada não são aconselháveis em embarques aéreos, pois o custo é muito alto.

2) TAMANHO (PESO E QUANTIDADE)

O modal marítimo suporta cargas maiores dentro de containers, já no modal aéreo suporta cargas menores.

Enquanto no modal marítimo falamos em quantidade de container embarcada, no modal aéreo flamos de quantidade de embalgens.

Daí surge a dúvida:

POSSO REALIZAR UM EMBARQUE MARÍTIMO SE MINHA CARGA É MENOR QUE UM CONTAINER ?

Pode! e o nome dessa operação é LCL , ou Less than container load. É quando a sua carga ocupa somente 1 parte do container, você divide o seu container com outras empresas que também precisam de apenas um espaço no container.

MAS SERÁ QUE VALE A PENA? O transporte aéreo é o mais recomendado para cargas menores, porém é mais caro. O cálculo de cobrança de frete em um processo aéreo é calculado através de kg enquanto no transporte marítimo é calculado pela cubagem ocupada do container.

3) URGÊNCIA

Obviamente o transporte aéreo é mais rápido que o transporte marítimo, porém deve-se analisar os custos, pois o transporte aéreo, como eu disse é mais caro. Então você deve responder a pergunta

“Estou disposto a pagar mais caro pela agilidade da entrega?” Se a resposta for sim, escolha o modal aéreo.

Tags: #modal #aéreo #marítimo #comércioexterior #freteinternacional #modaldetransporte

Kauana Pacheco

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.