OS TERMOS DE COMEX PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

Quando iniciamos na área de COMEX sem experiência prévia, muitas vezes nos deparamos com diversas siglas e termos que parecem ter sido escritas em runas para quem é novato no negócio. A princípio, pode-se imaginar que seja muito simples descobrir seus significados: dar um Google e pronto, diversos dicionários de Comércio Exterior aparecem de imediato.


No entanto, é muito comum não acharmos todas as siglas nesses dicionários, pois enquanto os Incoterms são padronizados, as taxas, não. Neles você pode achar facilmente tudo aquilo que aparece usualmente quando se trabalha com isso:


  • AWB – Air Waybill ou Conhecimento de Transporte Aéreo.

  • BL – Bill of lading ou Conhecimento de Transporte Marítimo.

  • Consignee – Aquele ao qual uma mercadoria é consignada ou destinada.

  • Draft – Espelho de documentos a serem confeccionados.

  • IMO – International Maritime Organization ou carga perigosa.

  • InlandTransporte realizado internamente no país.


E etc, porque o dicionário é quase infinito. Os exemplos acima citados são comuns e facilmente encontrados na internet. No entanto, você sabe o que significa na prática uma carga perigosa? Existe diferença entre IMO e DG?


São perguntas simples, mas que rondam a cabeça daquele que está começando.


Imagine o seguinte cenário:


Você é estagiário, seu primeiro emprego na área, e na sua primeira negociação de frete você recebe uma proposta discriminada com:


Frete por kilo + Fuel : USD 4,74

Inland : USD 0,89

Transfer : USD 0,25

Sed : USD 10,00

Forwarding Fee : USD 45,00

TSA : USD 15,00

No fim do email ainda temos:


“Fala campeão, consegui um spread de 5%. Nesse caso o tt é de 5 dias e o ETA está estimado para o dia 2!”


E agora, o que você faz para compreender a proposta ,sem parecer que não entendeu nada do que ele disse?


Se você passa por isso, aqui vão algumas dicas:

1. Estude: qualquer atividade que você se dedique a fazer, deve ser realizada com a certeza de que você que está fazendo seu melhor. Procure sempre estar atualizado na área, fazendo cursos e procurando conteúdo, como o nosso ,da Comexland, para te ajudar a entender esse novo universo.


2. Aprenda inglês: você já deve estar cansado de ouvir, mas é inevitável: como você pretende trabalhar com o mercado internacional sem compreender o que é dito? Muitas coisas podem ser facilmente desvendadas somente com o conhecimento da língua inglesa, como caso de draft, que significa rascunho. Sem precisar buscar, você já saberia de primeira que se trata de um esboço de algo.

3. Use a internet a seu favor: atualmente existem diversos sites que ajudam com questões recorrentes da área, mas que muitas vezes não estão nos livros e cursos ou no manual de boas vindas desse universo. Faça uma busca pelas palavras chaves ou descreva a situação, as vezes você pode se surpreender como muitas outras pessoas tiveram a mesma dúvida.


4. Não existe pergunta idiota: o idiota é não perguntar, afinal, ninguém nasce sabendo. Aquela pessoa que você admira, um dia também já não soube o que era um radar. Muitas vezes ficamos com vergonha de perguntar para não parecermos ignorantes, e esquecemos que se não perguntarmos quando a dúvida surge, depois ela pode se tornar parte do nosso problema. Recebeu uma proposta e não entendeu? Pergunte ao agente! Fale com seu despachante. Todos eles já foram você um dia, e olha onde chegaram!

Por fim, nunca se esqueça: todos estamos em constante aprendizado.


Todas as dicas valem para os profissionais novatos, mas com certeza para os antigos também, aqueles que já estão há mais tempo na área do que conseguem contar nos dedos. Por exemplo, outro dia eu estava em uma negociação de frete e disseram que a aprese era de 3%. Olhei, não entendi. Imaginei que era o spread, mas não tinha certeza. Por fim, perguntei. A dúvida foi esclarecida e todo mundo ficou na mesma página. Isso faz de mim uma profissional menos competente? Claro que não. Como recriminar alguém que quer aprender?


Já dizia Paulo Freire,


“é decidindo que se aprende a decidir”.

E você, já decidiu aprender hoje?

133 visualizações