Os 3 pilares necessários para otimizar seu tempo no Comex


Entre os principais desafios que players do Comércio Exterior enfrentam diariamente, tais como falta de equipamentos, burocracias, peak season, blank sailing, e muitas outros que já estamos cansados de saber, está a constante necessidade de otimização do tempo.


Não importa se você é o diretor, gerente, analista, assistente ou estagiário, eu tenho certeza de que seu dia é uma correria e você está sempre buscando formas de otimizar o tempo.


Talvez se o dia tivesse mais de 24 horas fosse possível reduzir erros e fazer processos com mais atenção, mas mesmo se existisse essa opção continuaríamos querendo adiantar o tempo, acelerar navios, receber informações mais rapidamente para transmiti-las mais rapidamente para o cliente também.


Integrar, Rastrear e Atualizar Informações;


Informação nada mais é que a transformação dos dados objetivando a tomada de decisão; como dito acima, é exigido muito tempo de profissionais para coletar informações, interpretá-las e compartilhá-las com clientes e fornecedores a fim de chegar a uma decisão final, seja o valor de um frete, uma documentação ou até o desenrolar da chegada da carga no porto ou aeroporto. Tudo influencia no processo e a era da comunicação (ou da informação) demanda cada vez mais hiperconectividade de nossa parte, profissionais da área.


Por esse motivo, é de extrema importância integrar, rastrear e atualizar. Hoje estas três ações são realizadas de forma manual por profissionais do Comex, que muitas vezes perdem um tempo precioso nessas atividades. Já imaginou, porém, se fosse possível realizá-las de forma automática e inteligente?


  • Possuir em seu sistema todas as informações e atualizações do seu embarque, sem precisar alimentá-lo diariamente;

  • Realizar o tracking de embarques sem precisar ligar ou acessar, de minuto em minuto, o site da companhia de aérea, marítima ou de co-loaders;

  • Integrar seu sistema com o de seus principais fornecedores com muita segurança e com todas as informações necessárias;

  • Reduzir a dependência de terceiros e conseguir transmitir informações mais rapidamente aos seus clientes;

  • Informações das autoridades filtradas e direcionadas por ordem de importância aos clientes;

  • Alertas quanto aos prazos de armadores, companhias aéreas, terminais, órgãos anuentes e autoridades aduaneiras.


Agilidade nas operações, aumento do lucro, maior segurança nas informações do processo, melhor posicionamento de mercado e criação de estratégias, redução de gargalos operacionais e grande redução do tempo despendido por sua equipe em atividades repetitivas são alguns dos diversos benefícios da automatização na integração e rastreamento das informações.



Quer ler mais sobre automatização? Acesse: Como a automatização pode ajudar Agentes de Carga? Esse artigo foi uma parceria com a empresa UXComex Tecnologia.


Artigo escrito por Kauana Pacheco


Kauana é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É fundadora da página de conteúdo sobre Comércio Exterior, a ComexLand, onde escreve sobre Economia Global e Comércio Internacional.




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo