OCR – Uma excelente ferramenta que poucas empresas conhecem

Muitas vezes em uma operação de importação e/ou exportação, determinados dados e informações são prestados diversas vezes em e-mails e documentações, fazendo com que os profissionais percam um tempo precioso que poderia ser utilizado em outras atividades.

A transformação digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia e especialistas afirmam que a primeira etapa da 4ª revolução industrial é a digitalização de dados e informações em sistemas. Neste artigo veremos como a tecnologia OCR colabora para isso.

O que é OCR?

O OCR ( Optical Character Recognition ou reconhecimento ótico de caracteres) é uma excelente ferramenta de leitura capaz de reconhecer caracteres através de um arquivo, como imagem ou PDF, que podem ser documentos digitados ou escaneados.

A ferramenta nasceu para automatizar os dados da Agência de Segurança Nacional (NSA) e com o passar dos anos as empresas passaram a utilizar.

Junto com outras tecnologias, como a Inteligência Artificial e o Eletronic Data Interchange (EDI), é possível receber, emitir e registrar documentações em diferentes sistemas automaticamente, sem necessidade de interferência humana.

Leia: Como a Automatização pode ajudar agentes de carga?

Como o OCR ajuda no Comércio Exterior?

Imagine lançar um CE Mercante sem precisar registrar manualmente os dados no sistema da Marinha Mercante, com o OCR é possível. Os dados das documentações são interpretados e lançados via EDI para o sistema.

Alguns terminais brasileiros também utilizam a tecnologia para a leitura de lacres dos contêineres via tablet, antes dos mesmos serem abertos.

Os dois exemplos listados acima trazem mais segurança nas informações obtidas, pois reduzem os erros da digitação manual.

Atenção: O reconhecimento ótico de caracteres é uma excelente forma de agilizar os processos e otimizar o tempo da equipe, porém a análise documental deve continuar sendo realizada.

Para o bom funcionamento da tecnologia é necessário que exista uma boa qualidade nos dados, caso contrário a leitura pode ser prejudicada, por exemplo, a letra O pode ser confundida com o numeral 0, ou a letra l pode ser confundida com o numeral 1.

Dicas para utilização do OCR:

  • Evite utilizar marca d’água e fundos coloridos nos arquivos;
  • Utilize uma boa fonte ;
  • Cuidado com os rabiscos de caneta nos arquivos escaneados;
  • Qualidade deve ser alta;
  • Evite deixar arquivos “tortos”,

Dado o exposto, percebemos que o OCR é uma excelente ferramenta para o departamento operacional de comércio exterior, pois otimiza o tempo dos colaboradores e pode automatizar determinadas etapas do processo .

Esse artigo foi escrito em parceria com a UXComex Tecnologia

Artigo escrito por Kauana Pacheco

Kauana Pacheco

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.