O QUE TODOS OS INTERNACIONALISTAS DEVEM APRENDER COM A NETFLIX

História da Netflix:

Netflix nasceu na Califórnia em 1997 como um sistema de vendas por correspondências, era possível encomendar filmes e games via internet e um motoboy entregava e buscava na sua casa. Pagamento era por título locado;

1998 – Amazon tenta comprar a Netflix e empresa recusa. Atualmente a Amazon é grande concorrente da Netflix com Amazon Prime Vídeo;

1999 – Implementado a taxa fixa para o consumidor assistir quantos filmes desejar;

2000 – Netflix deseja ser comprada pela Blockbuster (USD50 milhões) e Blockbuster recusa. Blockbuster faliu;

2003 – 1 milhão de assinantes americanos;2007 – 1 bilhão de DVDs alugados;2010 – Estreia internacional 1º país: Canadá;

2011 – Se separa dos dvds e foca apenas no streaming online;

05/09/2011 – Entra no Brasil;Atualmente a Netflix tem mais assinantes do que todas as plataformas de vídeo juntas. Mesmo a Amazon possuindo grande parte do território asiático. Mas ao que se deve esse sucesso?

Pensar globalmente agir localmente

Em 7 anos a Netflix expandiu seu negócio para 197 países, apesar do curto período, a plataforma mereceu o sucesso adquirido, graças a sua estratégia de marketing global.

“ We don´t think in produce a content for a country, we think in produce a content from a country for the world”

*Tradução: “Nós não pensamentos em produzir conteúdo para um país, nós pensamos em produzir conteúdo de um país para o mundo.”

Quem falou essa frase foi Reed Hasting, o fundador e CEO da Netflix, que possui uma visão global de como atingir pessoas de diferentes partes do mundo para um único produto.

Pessoas que possuem diferentes idiomas, diferentes rendas, diferentes costumes e diferentes hábitos. Países que possuem diferentes leis ,diferentes culturas, diferentes políticas e diferentes tecnologias.

Estratégia de globalização;

A globalização é o processo de aproximação entre diversas sociedades e nações, pode ser no âmbito social, econômico, cultural e político. E de globalização a Netflix entende bem. O sucesso da Netflix no mundo foi graças ao respeito pelas diferenças socioeconômicas e socioculturais de cada país e estratégias implementadas ao longo do tempo.A Netflix não quis dominar o mundo de um dia para o outro, ela agiu geograficamente, iniciando pelo Canadá, país mais próximo do Estados Unidos, com costumes semelhantes e mesmo idioma, diminuindo o choque cultural que poderia acontecer caso a empresa decidisse entrar em um país asiático, por exemplo.

Além disso, a empresa realiza fortes pesquisas de mercado antes de ingressar em um novo país, é muito cuidadosa com as ofertas de conteúdo, que são analisadas de região por região e limitam restrições regulatórias de acordo com o país. Por exemplo:A Netflix não é permitida na China, mas a plataforma lutou por alguns anos para conseguir se estabelecer no país, afirmou diversas vezes que respeitaria as leis e os regulamentos chineses, porém o país preza por empresas orientais e despreza determinados conteúdos da plataforma. Para a Netflix não deixar de lucrar nesse nicho milionário, o conteúdo original é negociado para companhias de mídia locais e distribuídos por elas.

Comunicação;

A plataforma também é muito cuidadosa com a comunicação com o consumidor, afinal o que pode ser interessante para uma cultura, pode acabar afastando a outra. Exemplo: Xuxa apareceu em um comercial para promover a série “Stranger Things”, Inês Brasil promoveu a série “Orange Is The New Black” e teve até a música “Cilada” do grupo de pagode Molejo para promover a série “You”.

Provavelmente se esses comerciais fossem transmitidos em outros países, as pessoas ficariam sem entender nada…Por esse motivo a Netflix entrega para cada nação algo personalizado, para que cada usuário sinta que a plataforma corresponde com seus costumes e tradições.

Inovação,

é outra característica marcante da Netflix.

A plataforma nunca fica para trás e sempre entrega experiências novas aos seus usuários, o exemplo disso é o filme da série Black Mirror, em que o usuário pode interagir com cenas do filme em diversos momentos. A plataforma esta sempre preocupada com avanços tecnológicos para aumentar a segurança e engajar ainda mais os usuários.

E o internacionalista?

O internacionalista assim como a Netflix, deve ter o dom da comunicação, saber debater com as mais diferentes nações de forma única e exclusiva, respeitar culturas, tradições e costumes, deve pensar globalmente e agir localmente, de modo que consiga atingir o benefício mútuo entre os países envolvidos em cada negociação.

Deve manter-se atualizado e inovando nas áreas de sua atuação com o objetivo de conquistar os envolvidos em cada operação.

E por fim, enfrentar barreiras legais, tecnológicas, sociais e políticas, porém com aceitação e gentileza.

Obrigada por ler até aqui! Se você gostou desse artigo deixe um comentário!

Kauana Pacheco

Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e é pós-graduada em Big Data & Market Intelligence. Kauana é a fundadora da ComexLand, onde atua como especialista em marketing focado para empresas do Comércio Exterior e Logística Internacional.