O que as empresas procuram em um agente de cargas?

As empresas de logística e comércio exterior estão sempre em busca de reduzirem seus custos e otimizarem seus processos, então cotações de fretes são realizadas a todo o momento em busca das melhores soluções que unam um baixo custo a um serviço de qualidade. Na atual crise em que o setor está enfrentando, encontrar fretes internacionais a baixo custo tem sido um grande desafio, pois os valores atingiram recorde histórico esse ano e os espaços vazios em contêineres estão cada vez mais escassos.

Porém, tão importante quanto o baixo custo para não encarecer a operação como um todo é a qualidade do serviço que será prestado e cada vez mais, importadores buscam segurança para que sua operação não seja comprometida.

Por isso, separamos algumas características essenciais que todo agente de carga deve ter para terem cada vez mais sucesso:

Bom atendimento

A regra número 1 para qualquer profissional que lide com clientes é que se coloque no lugar do outro, entendendo as suas dores e podendo assim oferecer as melhores soluções personalizadas de acordo com as prioridades de cada um. Em contrapartida, um cliente satisfeito tende a procurar novamente esse profissional que lhe atendeu bem e conseguiu superar suas expectativas, logo, esse cliente irá procurá-lo nas próximas vezes e a fidelização as vezes é mais importante que conquistar um novo cliente.

Velocidade e prontidão

Você consegue oferecer um valor justo e competitivo no mercado, é simpático e atende seus clientes muito bem? Ótimo! Mas você atende quando ele precisa? Na velocidade que ele precisa? Nesse ramo de logística, a velocidade é um fator muito importante para o sucesso dos negócios, então demorar algumas horas para responder um cliente (ou potencial cliente) pode colocar toda a operação em risco, então estar sempre à disposição é um papel crucial do agente de cargas, que mesmo na correria do dia a dia com várias operações acontecendo simultaneamente, devem se atentar à rapidez nas respostas e estar sempre a par com seus clientes.

Segurança

O cliente deve se sentir seguro o tempo todo para fechar um negócio com você, então ter boa reputação, boas referências e fornecedores de qualidade são ferramentas essenciais para o seu marketing. O famoso “barato que sai caro” entra nessa parte, pois de nada adianta oferecer a cotação mais baixa do mercado e não entregar um serviço de qualidade. Além disso, quanto as normas legais de segurança, seu fornecedor consegue cumprir todas? Tem certificados? Tem um bom seguro?

Esses são alguns dos principais pontos que os operadores do comércio exterior devem se atentar para escolher um agente de cargas e que os agentes devem se capacitar para oferecer soluções cada vez mais completas e eficientes.

Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

Iara Neme

Iara Neme

Graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.