Criar conteúdo atrai novos negócios e oportunidades?

Eu sempre amei escrever, desde criança eu registrava minhas ideias e sentimentos em cadernos, diários e folhas de papel. Ao passar dos anos, conforme fui adquirindo conhecimentos e experiências na área de Comércio Exterior, comecei a compartilhar artigos aqui no Linkedin e isso me trouxe muitas oportunidades na minha carreira, desde vagas de trabalho e convites até clientes e novos negócios.


Compartilhar meus conhecimentos sempre foi um hobby, mas se tornou uma profissão em pouco tempo. Empresas de Comex começaram a se interessar pelos meus artigos e pedir ajuda para se posicionarem melhor digitalmente.

Na última empresa que trabalhei como supervisora de operações, mesmo com muitas atividades, pedi a autorização do meu chefe para criar redes sociais para a empresa e a inserir no ambiente digital. Paralelamente, criei a ComexLand que nasceu com o objetivo de deixar os profissionais e estudantes atualizados na área, com uma linguagem simples e sem complicação.


Na faculdade de Negócios Internacionais aprendi muito sobre a importância do marketing, mas mesmo assim resolvi me aprofundar e fazer um curso e Marketing Digital. Nunca foi meu objetivo inicial, mas a ComexLand cresceu e se tornou uma empresa especializada em presença digital para companhias e profissionais do Comércio Exterior.


Mas por que produzir conteúdo é importante?


O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing com o objetivo de engajar o público com informações relevantes e consequentemente aumentar a autoridade da marca no ambiente em que se estabelece.


O marketing de conteúdo está apenas no ambiente digital? Não, o marketing de conteúdo pode estar também no ambiente físico, como informativos.

Chamamos de inbound marketing toda forma de publicidade online que visa informar e encantar possíveis clientes utilizando conteúdo, exemplo: blogs, posts, vídeos, podcasts. Já o outbound, é a maneira tradicional e direta de publicidade online.


O marketing de conteúdo cria um relacionamento e aproximação da marca com o usuário, podendo o tornar fiel por resolver um problema, por isso produzir conteúdo é importante.


Como produzir conteúdo com qualidade?


O primeiro passo para a produção de conteúdo da sua marca pessoal ou empresarial é identificar seu público alvo e persona. Por esse motivo, não saia compartilhando tudo o que acha sobre determinado assunto e muito menos copiando conteúdos alheios, você deve entender quem é sua audiência, quais são suas dores e apenas assim poderá encantá-los.


Uma dica que lhe proporcionará sucesso é “tenha frequência”, o algoritmo de todas as redes sociais valorizam pessoas comprometidas, porém muitas vezes não temos inspiração ou criatividade, por isso quem quer produzir conteúdo deve estudar e pesquisar MUITO, pois quando aprendemos coisas novas a criatividade anda ao nosso lado.


É interessante que suas produções tenham a sua cara, por exemplo, quando alguém ler o seu texto saber que esse texto é seu, antes mesmo de chegar na assinatura, ou quando ver seu post já reconhecer as cores da sua marca, antes mesmo de ler de quem é a postagem.


Entenda as métricas das redes sociais e através delas busque melhorar, por exemplo: compartilhamentos, salvamentos, curtidas, comentários, visualizações, alcance, visitas ao perfil/site, etc.


E depois de produzir conteúdo?


Não adianta produzir conteúdo todos os dias e não saber administrar os *leads, por esse motivo gosto de utilizar uma estratégia chamada funil de vendas, modelo que ilustra a jornada de um possível cliente.


leads: possível cliente.


De forma simples, imagine um funil, onde o topo são todos os visitantes do seu conteúdo, o meio são os interessados e engajados no seu conteúdo e quanto mais o funil vai afinando maior suas chances de vender seu produto e/ou serviço.

Por exemplo, no instagram ComexLand, há pessoas que me seguem para ver as notícias, há meus seguidores fiéis que participam e comentam em todas as publicações e há aqueles que posso vender meus serviços de marketing que eles irão comprar, isso é um funil.



Artigo escrito por Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É criadora da empresa ComexLand, especialista em Inbound marketing para empresas do Comércio Exterior.


Precisa de produção de conteúdo de Comércio Exterior para o seu blog e/ou redes sociais?

atendimento@comexland.com | comexland.com

6 visualizações0 comentário