Logística, como profissionais e empresas podem se destacar?

No último domingo, 06 de junho, foi comemorado o Dia Mundial da Logística, data celebrada desde 1944 marcada pelo fim da Segunda Guerra Mundial quando ocorreu o mais simbólico movimento logístico da história – o desembarque de mais de 25 mil soldados de diferentes origens na região da Normandia, na França. A Operação Netuno, como ficou conhecida, representou um alto nível de complexidade estratégica em termos de deslocamento, tempo, defesa, posicionamento e resistência.

Finalizando essa semana dedicada à logística, iremos analisar algumas perspectivas para o futuro dela, quais as tendências do mercado, o que as empresas do setor ainda precisam desenvolver e como obter vantagem competitiva nesse mercado com tantos concorrentes entrando a cada dia. Além de analisar o cenário para as empresas também trouxemos algumas dicas para os profissionais da área ou para aqueles que estão em busca de ingressar.

A logística é uma área com diversas oportunidades de atuação, sendo algumas delas:

  • Suprimentos/compras;
  • Transporte;
  • Armazenamento;
  • Gestão de estoque;
  • Tecnologia da informação;
  • Seguro de cargas;
  • Produção;
  • Comércio exterior;
  • Recebimento;
  • Expedição;
  • Conferência de produtos.

Como as empresas do setor podem se destacar?

Com tantas áreas de atuação e pela sua complexidade e necessidade no mercado, as empresas devem buscar atualização constante para conseguirem realizar operações de excelência e o investimento em automação é uma peça-chave para o setor. Temos sistemas como o da UxComex que foi criado para facilitar as operações de comércio exterior, centralizando as informações e unindo várias partes da operação, evitando assim tarefas repetitivas no dia a dia além de trazer economia e eficiência para as empresas que o utilizam.

Além da parte tecnológica, as empresas não podem esquecer do compromisso com o meio ambiente, a economia mundial está cada vez mais sustentável, então as empresas do setor logístico também devem se atentar a essa questão e buscar praticar algumas ações como a utilização de embalagens recicláveis, o descarte correto de resíduos utilizados, a procura por fontes de energias sustentáveis e até mesmo ter parcerias com empresas que estejam alinhados nessa mesma vertente ambiental.

O mercado também já oferece soluções em Inteligência Artificial e Big Data, ferramentas essas que auxiliam no controle de estoque, criação e acompanhamento de rotas e rastreamento da operação a fim de evitar erros e agilizar o processo.

Quero trabalhar com logística. E agora?

Para as pessoas que ainda não ingressaram, mas pretendem atuar no ramo da logística, podemos adiantar que as possibilidades são muitas, mas o mercado cada vez mais exigente busca por profissionais que além de entender sobre os processos, regulamentações, análise de dados, conhecimento tecnológico e o domínio de um segundo idioma, também possuam as chamadas “soft skills”, que são habilidades comportamentais muito valorizadas atualmente, visto que conhecimento técnico pode ser aprendido, mas essas habilidades são inerentes de cada um, apesar de que podem (e devem) ser cada dia mais desenvolvidas, são algumas delas:

  • Olhar de águia: o profissional que domina essa habilidade consegue prever problemas e encontrar soluções muito mais rápidas, pois ele não está concentrado apenas na logística, mas se envolve em outros setores, pois todos estão interligados, entendendo assim outras áreas e estando sempre em alerta caso ocorra algum imprevisto que afetará na sua operação logística.
  • Visão global: além da importância de conseguir se comunicar em inglês, como idioma universal, o profissional da logística deve estar atento aos acontecimentos internacionais, pois os mesmos nos afetam direta ou indiretamente com bastante frequência.
  • Liderança e boa comunicação: não poderíamos deixar de citar essas habilidades que são essenciais para qualquer profissional, independente da área. Na logística a comunicação é primordial, visto que operações complexas envolvem muitas pessoas e processos, então para a execução perfeita, é necessário que todas as partes estejam interligadas. E quanto a liderança, saber se posicionar como líder em algumas situações é muito importante para resolver conflitos e traçar soluções rapidamente.
  • Artigo escrito por: Iara Neme
  • Para: UxComex

Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

Iara Neme

Iara Neme

Graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.