Logística Reversa

A Logística Reserva, também conhecida como logística inversa, engloba o processo de devolução de determinados materiais pós-consumo ou de embalagens do cliente para o fornecedor, visando a reciclagem ou o descarte apropriado desses produtos, minimizando os danos ao meio ambiente. Como o próprio nome sugere, essa medida é o processo reverso do fluxo de entrega de produtos. Um exemplo de empresa que tem adotado esse sistema que tanto contribui para o meio ambiente é a Coca-Cola que tem como objetivo reciclar 100% de suas embalagens até 2030, para alcançarmos essa meta, é necessário um esforço coletivo do setor público, do privado, dos distribuidores e do consumidor final.


Alguns produtos como pneus, pilhas, óleos lubrificantes, lâmpadas, produtos eletrônicos e seus componentes em geral podem ser tão maléficos para o ecossistema como um todo que os grandes fabricantes em parceria (ou sob pressão) com os governos tem criado medidas para evitar maiores danos ambientais. Alguns fabricantes de aparelhos celular, por exemplo, já investem nesse tipo de procedimento e concedem descontos ao cliente na troca do seu aparelho usado por um novo. Além de reaproveitar as peças do antigo telefone e economizar, o fabricante também ajuda o meio ambiente, evitando que mais resíduos que demorariam décadas ou centenas de anos para serem decompostos fossem para a natureza.


O Conselho Nacional do Meio Ambiente, através da Resolução 401/2008 obrigou que todos os estabelecimentos nacionais comercializadores de pilhas e baterias portáteis tivessem um recipiente para coleta desse produto após o fim de sua vida útil. Assim, é comum vermos vários locais apropriados para o descarte dos mesmos além de que seus fabricantes tem feito esforços para conscientizar o consumidor final a devolvê-las para realizar uma coleta otimizada para o destino ideal, visto que o descarte incorreto de uma pilha, por exemplo, pode contaminar o solo, os lençois freáticos e causar sérios problemas de saúde para o ser humano.


Outro termo que temos ouvido ultimamente é o "ecocapitalismo", que consiste na aplicação de medidas sustentáveis juntamente à economia de mercado e geração de lucro, mostrando que é possível movimentar a economia, explorar recursos naturais, gerar empregos e ter lucro sem a degradação desenfreada ao meio ambiente. É muito importante a adesão das empresas a esse novo modelo de economia a fim de evitar mais consequências negativas e fomentar também a conscientização dos consumidores para garantir a vida das próximas gerações.


#comex #comexland #exportação #importação #logística #meioambiente #sustentabilidade #natureza #ecossistema #logisticareversa #ecocapitalismo #reciclagem #reutilizar #reaproveitar #economia #sustentável


Produção de conteúdo: Iara Neme (@nemeiara)

20 visualizações