LINHA DO TEMPO: China + Estados Unidos (Guerra comercial, crise economia e guerra fria)

Atualmente, China e Estados Unidos vivem uma guerra comercial, mas essa história não começou esse ano, talvez, apenas subestimamos o poder do gigante asiático.


Século XX - Praticamente todas as companhias possuíam suas fábricas nos Estados Unidos.


2001 - China entra na OMC

2008 EUA- Os Bancos receberam carta branca para conceder empréstimos para pessoas consideradas "frágeis", ou seja, que não possuíam poder aquisitivo,essas pessoas compraram imóveis e aos poucos foram virando inadimplentes por não conseguir pagar os juros, consequentemente diversos bancos faliram gerando um efeito dominó na economia americana e internacional.


Na mesma época ainda houve a queda dos preços do petróleo afetando países do oriente médio,Venezuela,Rússia e Brasil.


Na mesma época, China desvalorizou ainda mais sua moeda para aquecer a sua balança comercial e empresas indústrias começam a sair do Estados Unidos e levar suas operações para China, onde havia uma mão de obra muito mais barata, portanto, até hoje o país americano importa muito do gigante asiático.


2017: 9 anos depois Donald Trump é eleito, e em seus primeiros discursos afirma que a China estava roubando todo o setor produtivo dos Estados Unidos.


2018: China e Estados Unidos entram em uma séria guerra comercial, aumentando suas tarifas de importação a todo momento.


2019: Nova rodada de guerra comercial. Presidente Donald Trump aumenta tarifas para produtos chineses, e a China retaliou e também aumentou.


Futuro: Se os dois gigantes não entrarem em um acordo é possível o surgimento de uma terceira guerra mundial, pois além da guerra comercial há diversos outros conflitos entre esses países de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica



9 visualizações