DICAS PARA INICIANTES EM NEGÓCIOS INTERNACIONAIS


Olá pessoal! Tudo bem? Preparei 4 dicas para a galera que está começando a faculdade de negócios internacionais! Comente aqui em qual período você está.


Essas 4 dicas me ajudaram na minha trajetória profissional e espero que te ajude também!


Se você está sem tempo para ler, deixei o link do vídeo lá embaixo para você ouvir!


1) Estágio;


Nessa área, tudo o que aprendemos é na PRÁTICA, a faculdade te auxiliará apenas como base. Todas as empresas buscam profissionais com experiência, e percebo que algumas pessoas depois de formadas tem dificuldade em encontrar emprego por não ter nenhuma experiência.


Além disso, nessa área é comum empresas efetivarem seus estagiários.


Estágio Multinacional X Estágio Pequena média empresa


  • Em uma pequena/média empresa suas chances de aprender se multiplicam a todo momento, pois com menos funcionários, as chances de aprendizado são muito maiores, o que faz o seu trabalho ser mais valorizado, porém seu salário pode ser inferior, comparando com o mesmo cargo em uma multinacional.


  • Em uma multinacional, normalmente, o estagiário foca em apenas 1 atividade, explorando menos áreas da empresa. Porém o salário pode ser superior comparado ao mesmo cargo em uma empresa de pequeno/médio porte.



2) Idiomas;


Falar inglês é necessário para a área, já tive até matérias na faculdade apenas em inglês e no trabalho é essencial essa habilidade. Se você não possui o idioma, não é motivo para desistir do curso, afinal hoje em dia há diversas ferramentas que podem te ensinar.


- Outras línguas como espanhol, mandarim e alemão são diferenciais na vida profissional, principalmente em empresas de outras nacionalidades.


Note essa conversa em um grupo no WhatsApp de comércio exterior:




3) Utilize o LinkedIn;


O LinkedIn é uma ótima ferramenta! Não apenas para encontrar vagas de trabalho, mas também para aprender. Crie uma rede de profissionais que você admira e entre em contato com eles, a maioria das pessoas nessa rede social é disposta a ajudar e compartilhar conteúdos de qualidade.


Algumas sugestões de perfis que compartilham informações de comércio exterior:


  1. Meus artigos

  2. Jonas Vieira

  3. Andrea Tonon


4) Atualização constante;


Não dependa apenas do conteúdo da faculdade, a atualização nessa área deve ser constante, porque tudo acontece de maneira muito rápida e o fluxo de informações é grande. Leia notícias, converse com seus colegas e professores, assista vídeos e faça cursos;


Algumas sugestões de sites de notícias:


  1. Portos & Navios

  2. Notícias Portuárias

  3. gCaptain

  4. Comexland


Assista o vídeo completo: