Como é o comércio de chocolate no mundo?


Hoje, 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate e são poucas as pessoas que não adoram esse alimento derivado do cacau. Apenas Europa e os Estados Unidos correspondem a 55% do consumo do chocolate, os Suíços consomem mais de 9 kg de chocolate por ano, ficando em primeiro lugar no consumo desse alimento, na sequência vêm Alemanha, Irlanda, Reino Unido, Noruega, Suécia, Austrália, Holanda, Estados Unidos e a França.








Os maiores fabricantes de chocolate do mundo são:


  1. Mars

  2. Mondelez

  3. Nestlé

  4. Ferrero

  5. Kraft Foods

  6. Hershey


Mesmo não estando entre os maiores consumidores, o Brasil possui forte atuação na produção e consumo de chocolate, porém com os desafios enfrentados este ano, houve uma grande queda nas operações de compra e venda, as exportações registraram queda de 15,3% e as importações uma redução de 26,2%.



O chocolate consumido pelos brasileiros no ano passado têm como origem: Alemanha, Argentina, Itália, Estados Unidos, Bélgica, Suíça,, Equador, Índia, França, Áustria e Portugal.


E os estados brasileiros que mais importaram esse alimento foram: Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.








Diversas empresas de capital estrangeiro enxergam o Brasil como um país estratégico pois o Brasil possui uma cadeia produtiva completa de chocolate, desde o cacau, leite, açúcar até a embalagem do chocolate. Os principais produtores de cacau estão localizados no Pará e na Bahia e garantem a produção de chocolates brasileiros para o mundo inteiro.


As pequenas e médias empresas do segmento também merecem atenção, pois conseguem competir em termos de qualidade no mercado estrangeiro.


A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB) representa os principais fabricantes no Brasil e segundo a associação a indústria brasileira, nestes setores, fatura cerca de R$ 26,4 bilhões e gera mais de 42 mil empregos diretos e no mundo mais de US$100 bilhões anualmente.


  • Os países que mais consomem o chocolate brasileiro são: Argentina, Uruguai, México, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos.


  • Os principais estados brasileiros exportadores de chocolate são: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.




Gostou de saber essas curiosidades sobre chocolate? Então compartilhe com seus amigos!


Fonte:

ComexStat

Mercado do Cacau


Esse artigo foi escrito por Kauana Pacheco

Kauana é formada em Negócios Internacionais e cursa pós-graduação em Big Data & Market Intelligence. É criadora da página de conteúdo sobre Comércio Exterior, a ComexLand, onde escreve sobre Economia Global e Comércio Internacional.



27 visualizações