Aeroportos cargueiros do Brasil e do mundo

Comemoramos ontem, 31 de maio, o Dia do Comissário de Bordo e do Aeroporto, por isso, vamos falar hoje sobre os principais aeroportos de cargas do Brasil e do mundo e a importância deles na logística internacional!

Você sabia que o Brasil é o 2º país que mais possui aeroportos no mundo? Ficando atrás somente dos Estados Unidos (com quase 20 mil aeroportos), o nosso país possui cerca de 2.700 terminais aeroportuários, porém, os que possuem voos regulares são apenas 134 (considerando o cenário pré-pandemia). México, Canadá e Rússia compõem os demais países do Top 5 que mais possuem aeroportos com 1.740, 1.620 e 1.218 aeroportos, respectivamente.

Sabemos que desde o início de 2020, com as medidas de restrições impostas pela pandemia, os aeroportos se esvaziaram, as companhias aéreas foram fortemente afetadas economicamente e houve uma diminuição drástica no número de voos, fazendo com que algumas empresas contornassem a crise adaptando aviões comerciais em cargueiros, visto o aumento da demanda por frete aéreo em todo o mundo, principalmente pela necessidade de materiais, equipamentos e medicamentos de combate à Covid-19.

AEROPORTOS BRASILEIROS

No ano passado, inclusive, o Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas/SP registrou um recorde histórico na movimentação de cargas – foram 262,2 mil toneladas, superando o maior valor até então que havia sido registrado em 2018, 241,3 mil toneladas. As remessas expressas e as cargas nacionais também foram destaque no Terminal de Cargas de Viracopos no ano passado, as remessas expressas tiveram alta de 5,1% em relação a 2019 e as cargas nacionais registraram aumento de 62,07%, o equivalente a 58.829 toneladas.

Além de ser a principal porta de entrada de produtos importados via aérea no nosso país, Viracopos também possui destaque internacional com diversas premiações e certificados. A sua conquista mais recente foi no ano passado, quando conseguiu a premiação de terceiro Melhor Aeroporto de Carga do mundo na categoria de até 400 mil toneladas anuais, em 2018, ele foi eleito o melhor pela Air Cargo Excellence Awards 2018.

Também localizado no estado de São Paulo, temos o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que é a principal porta de saída de produtos brasileiros destinados à exportação. Ainda na região sudeste, temos o Aeroporto Internacional Tom Jobim (ou Aeroporto do Galeão) localizado na cidade do Rio de Janeiro, o terminal possui a maior área e a maior pista de pouso do país. Na capital federal, Brasília, temos um importante polo de cargas para o país, no final do ano passado, inclusive, a Latam Cargo investiu na construção de um hub (o segundo maior do país) ampliando significativamente a capacidade logística do Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek.

AEROPORTOS INTERNACIONAIS

Dentre os maiores aeroportos em movimentação de carga aérea do mundo, que representam 28% do total movimentado internacionalmente, houve alta de 3% no ano passado. O Aeroporto Internacional de Memphis, localizado na capital do estado americano do Tennessee, ultrapassou o Aeroporto Internacional de Hong Kong e liderou em 2020 como maior movimentador de cargas aéreas. Os demais aeroportos com o maior volume de carga internacional movimentados nos últimos anos, foram:

3° – Aeroporto de Shanghai-Pudong (PVG) – China;
4° – Aeroporto Internacional Ted Stevens Anchorage (ANC) – Alaska/Estados Unidos;
5° – Aeroporto Internacional de Louisville (SDF) – Kentucky/Estados Unidos;
6° – O Aeroporto Internacional de Incheon (ICN) – Coreia do Sul;
7° – Aeroporto Internacional de Taiwan (TPE);
8° – Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX);
9° – Aeroporto Internacional de Doha (DIA) – Catar;
10° – Aeroporto Internacional de Miami (MIA) – Estados Unidos.

Iara é graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.

Iara Neme

Iara Neme

Graduada em Relações Internacionais e Comércio Exterior. Produtora de conteúdo na página ComexLand com experiência de mercado na área comercial, de logística e importação.