Acordo transfronteiriço sem papel Ásia-Pacífico

O Acordo transfronteiriço sem papel Ásia-Pacífico, que entrou em vigor em 21 de fevereiro, visa facilitar ainda mais o comércio na região e é o primeiro acordo multilateral transfronteiriço sem papel sob a estrutura da ONU.

Cerca de 30 membros da Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia-Pacífico (ESCAP) aderiram ao acordo, destaque para a Rússia, República da Coreia, Índia e Indonésia.

Vale ressaltar que a proposta inovadora originou-se da ESCAP e a propulsora do acordo conta com todos os países envolvidos localizados ao longo do Cinturão e Rota.

UMA CHINA ESTRATÉGICA: RELEMBRE O MAIOR ACORDO

O Acordo transfronteiriço sem papel Ásia-Pacífico é o segundo passo recente firmado que envolve a China. A Parceria Econômica Global Abrangente (RCEP), assinado em novembro do ano passado, é um acordo de livre comércio entre 15 países da região Ásia-Pacífico, que contém pautas sobre propriedade intelectual, telecomunicações, serviços financeiros, comércio eletrônico e serviços profissionais.

Já havia práticas de livre-comércio entre alguns países membros. Mas a vantagem que o mega-acordo propõe é bem mais ampla. Como exemplo, empresas que dependem de cadeias de suprimentos globais podiam ser afetadas por tarifas alfandegárias. Agora, o trânsito entre os países-membros foi facilitado e isso abre novas oportunidades para parcerias entre os países associados.

Tanto a RCEP como o Acordo Transfronteiriço Asia-Pacifico espelham a força da China no cenário global. Vale aguardar a conduta externa de grandes potências ocidentais, sobretudo, a forma como Joe Biden conduzirá a política externa com países asiáticos nos primeiros meses de seu governo.

Você também vai gostar de ler: Nova Lei do Câmbio: O que muda?

Artigo escrito por Renato Santos.

Renato Santos

Renato Santos

Graduando em Relações Internacionais pela PUC-SP. Amante de assuntos voltados a Negócios Internacionais, atualmente atua em Comércio Exterior e criador de conteúdo pela Comexland.