8 ERROS QUE EMPRESAS (e pessoas) cometem ao produzir conteúdo

Não conhecer seu público.


O primeiro passo para a produção de conteúdo é saber para quem você está produzindo. Por isso, antes de começar, conheça a sua persona. No Comércio Exterior existem diversos tipos de nichos, por esse motivo é importante saber para quem você está produzindo determinado conteúdo.


Qual é o nível de experiência e cargo da sua persona?

Qual a idade e sexo?

Qual é a área do comércio exterior?

  • Importador e exportador?

  • Trading Company?

  • Agente de cargas?

  • NVOCC?

  • Despachante aduaneiro?


O consumo de conteúdo para cada um desses players é diferente, por esse motivo esse fator deve ser levado em consideração.


Não ter autenticidade


A autenticidade é um dos fatores mais importantes para quem quer ter resultados com o marketing digital, seja para a produção de conteúdo ou para a identidade visual da marca.


Quando você copia um conteúdo você está utilizando não só o conteúdo, mas também todo o estudo realizado e que muitas vezes pode não ser o mesmo que sua marca precisa.


Plágio é inaceitável! Vai copiar o conteúdo? Inclua o nome de quem o produziu e de quem adquiriu determinado conteúdo.


Falar apenas sobre si mesmo, próprio produto/serviço


Muitas pessoas cometem o erro de achar que as redes sociais são uma grande televisão e suas postagens são as propagandas. Isso é um grande erro. Afinal, quem gosta de uma propaganda interrompendo seu programa preferido?


Por isso, não fale apenas de você mesmo, nem de apenas de seu produto ou serviço. O Marketing de Conteúdo tem como objetivo educar e informar os consumidores antes de realizar a venda.


Não misture sua vida pessoal e profissional. Seus amigos não entendem nada de comex e os profissionais de comex não estão interessados no seu pet. Ter redes sociais separadas pode ser uma boa ideia.


Postar e sair correndo


Não adianta nada postar um conteúdo legal e quando surgirem dúvidas você se ausentar para responder, seja presente para a sua audiência o tempo todo, e não apenas quando precisa deles.






Não ter consistência


Não importa qual seja a rede social, você precisa ter consistência. Se postar um conteúdo na segunda-feira e outro na sexta-feira, além de seu público não poder contar com você, as redes sociais entregam menos seu conteúdo.

Por esse motivo é importante realizar um planejamento de postagens diárias e avisar seus planos para seus


Não promover adequadamente


Eu vejo muitas empresas com conteúdos muito interessantes em seus blogs, porém sem visualizações, pois a promoção do conteúdo é falha.


Dicas para promover seu conteúdo:


  • Combine uma data para sua audiência visitar o blog;

  • Não coloque textos longos como fotos no Instagram;

  • Não deixe uma imagem sem nenhum texto;

  • Conte um pouco sobre o conteúdo antes de pedir para as pessoas visitarem seu blog;

  • Use as hashtags adequadamente.


Se aproveitar de causas sociais


Atualmente, estamos vendo diversas causas sociais sendo debatidas pela sociedade, porém não é nada legal utilizar tags e figurinhas para se promover se você não pratica isso no seu dia a dia.


Hoje os consumidores cobram das marcas um posicionamento, porém antes de se posicionar em algum movimento, garanta que o seu modelo de negócio está cumprindo com o papel social que as mídias promovem.


Falar e não fazer


Criar uma agenda com a sua audiência é muito legal, porém cumpra todas as atividades que você promete na rede. Caso contrário, sua audiência não será fiel a você.



Gostou dessas dicas? Se quiser bater um papo,manda e-mail para comexinsta@gmail.com


Visite o nosso instagram: comexland


Tags: #marketingcomex #comex #marketingdigital #producaodeconteudo #conteudocomex #comexland #negocios #conteudo




17 visualizações