4 TIPOS DE PERSONALIDADES NO COMÉRCIO EXTERIOR Quem é você?

Carl Jung, psiquiatra suíço, foi conhecido por estudar tipos de personalidades, definiu quatro tipos de personalidades que até hoje são utilizadas no meio empresarial.


Para as negociações internacionais e comércio exterior é de extrema importância conhecer seus concorrentes, sua equipe e seus clientes para saber como deve ser o relacionamento com ele. Todos os profissionais passam por desafios diários no momento de apresentar algum dado ao cliente, que nem sempre pode agradar, como um dado errado em uma documentação, uma carga bloqueada, uma condição de frete que não era a ideal, um atraso por parte do exportador ou companhia de transporte.


No dia a dia do comex os quatro perfis apresentados por Jung ficam bem visíveis, pois é um ambiente com grande fluxo de informação e necessidade de tomada de decisão rápida com apresentação para clientes.


O analítico O louco dos dados


O analítico toma decisões através de dados apresentados,quer conhecer números, analisar relatórios. Ele é organizado e estruturado, solicitará os mais diferentes tipos de relatórios, e números são necessários para manter a operação ao seu controle.


Se você participar de uma reunião com esse tipo de personalidade seja seu chefe ou um cliente esteja preparado para responder perguntas como:


Quantos embarques são realizados? Qual a porcentagem de erros e retificações em determinado período? Qual a fonte dos dados oferecidos?


Esse perfil valoriza a precisão e os detalhes no follow up, erros de dados e mentiras são imperdoáveis. Por isso, para manter um bom relacionamento com esse perfil é necessário possuir informações detalhadas e não entrar em contradições.


É importante ter um analítico na equipe, pois dados sempre serão analisados e nada vai passar despercebido, o risco de retificação pode diminuir consideravelmente com um profissional analítico cuidando do embarque. Por outro lado, o analítico não suporta mudanças e nem informações voláteis, duas coisas que possui muito no comércio exterior, pois além de cargas, toda hora chega uma nova informação ou uma nova mudança. Isso o faz perder muito tempo com análises desnecessárias e pode acabar atrasando o fluxo do processo.


Como convencer o analítico: Apresenta Bullets, gráficos, planilhas


A frase do analítico: Tradição, coerência e verdade.


Expressivo

O sonhador




Enquanto o perfil analítico precisa de dados e relatórios para tomar uma decisão, o expressivo é conhecido por suas ideias e seu entusiasmo que contagia toda a equipe. Ele é visionário e adora transformações e mudanças, sempre busca atualização e estudo para sempre estar a frente..


O expressivo toma decisões rápidas e ágeis, é essencial tê-lo na equipe, pois possui a visão aberta para inovar, porém muitas vezes deixa de analisar dados importantes e age pela intuição.


Como convencer o expressivo: Reconheça seus feitos e grandes ideias até hoje e o desafie a testar novas ideias.


O afável O popular.




A grande característica do profissional afável no comex é que ele é um grande conciliador, ele tenta agradar todas as partes, seja o fornecedor, o cliente . Ele possui alta sociabilidade e é volátil, conseguindo se expressar com todos os tipos de pessoas.


O afável é ótimo para realizar pós venda, atendimento ao cliente e trazer o bem estar a equipe, pois ele transmite uma grande empatia com os clientes e colegas. Porém ele sofre para tomar decisões e teme desanimar a expectativas de todos. Isso pode ser prejudicial, pois muitas vezes não consegue responsabilizar as partes corretas na hora de um erro que gere retificação, multa ou bloqueios. Um canal vermelho para o afável, pode acabar com sua semana, e quando chegar em casa vai mirabolar mil formas de explicar como isso foi acontecer.


A frase do afável: Confiança , empatia e integração


Como convencer o afável: Indique como será importante para todos, e como todos almejam isso.



O pragmático O perfeito da empresa.




O Pragmático não erra e não assume erros dos outros. Ele é sério e confronta quem for preciso para mostrar a decisão correta. Esse perfil, não é visionário, está na empresa para seguir as regras já estabelecidas com excelência.


Erros no comércio exterior podem gerar muito prejuízo, graças a esse perfil, as retificações e erros nas informações podem ser reduzidas drasticamente, porém o pragmático não consegue criar laços com a equipe e nem com clientes, pois é objetivo e não suporta conversas sem fundamentos.


Frase do pragmático: Regras, excelência e objetividade

Como convencer o pragmático: Nunca confrontá-lo, mas sim entregar a ele o prazer da vitória, falando sobre resultados com convicção.



Esse conteúdo foi escrito por Kauana Pacheco para a UXComex


Criadora da página de conteúdo de comércio exterior, ComexLand, Kauana tem cinco anos de experiência no comex, é formada em Negócios Internacionais e cursa pós graduação em Big Data & Market Intelligence.



UxComex é o sistema certo para o freight forwarder!